
Sobre o Brunimento
Os superabrasivos são renomados por sua dureza, resistência abrasiva e condutividade térmica superior ao abrasivo convencional, ou seja, proporcionam ganhos de produtividade e qualidade.
Os líquidos refrigerantes utilizados para brunimento são importantes na vida útil da ferramenta e na remoção de material, devendo ser abundante e bem dirigido para o ponto de contato régua x peça.
O brunimento é um processo que engloba uma máquina, um ferramental, uma ferramenta e um óleo; O maior custo do brunimento é a mão de obra.
Entre as vantagens do brunimento temos a redução do consumo de óleo lubrificante e a remoção de ovalização.
Os brunidores diamantados foram desenvolvidos para substituir as pedras convencionais de carbureto de silício e óxido de alumínio com o intuito de:
– Diminuir a resistência do material a ser brunido;
– Aumentar a remoção do material com elevada qualidade dimensional;
– Aumentar a durabilidade.
Os brunidores diamantados garantem ótimos resultados na usinagem de aços temperados e não temperados, ferro fundido e outros. Uma das características mais importantes da linha de brunidores é a camada diamantada, que permite o trabalho com elevadas velocidades de corte, porém com baixa pressão de contato. Isto diminui a temperatura na operação, melhorando o resultado final e permitindo o brunimento de furos que tenham paredes mais finas devido a fragmentalidade dos cristais de diamante e a camada diamantada é permanentemente renovada, apresentando sempre novas arestas cortantes, gerando um bom comportamento de corte durante toda a sua vida útil.
Obs: Fotos gentilmente cedidas por Diamond Innovations, Inc.

Partícula emergindo na liga

Partícula com plano de desgaste

Partícula micro fraturada